Como virar Streamer de Sucesso? - Overblog | Overclock

Como virar Streamer de Sucesso? - Overblog | Overclock

Em um bate papo da Overclock com a Nicole Diretora, streamer de LoL, separamos algumas dicas para que você possa crescer no cenário. 

Nicole começou a fazer lives em 2015 e hoje realiza lives no Facebook Gaming. O game entrou cedo em sua vida: começou com o Nintendo 64, jogou PS1 e PS2, sempre na companhia da sua prima. Quando ganhou seu primeiro computador, conheceu o mundo do FPS por meio dos jogos como Crossfire, Combat Arms, Black Ops 2 e CS 1.6, mas a paixão surgiu quando começou no LoL, seu primeiro MOBA. 

Foi do LoL que seu nick DIRETORA surgiu: quando começou no MOBA, jogava com a personagem Fiora Diretora, apesar de hoje jogar com a Le Blanc. “Cada partida é diferente, porque você sempre está jogando contra pessoas com diferentes personagens e mindsets diversos. Uma partida nunca vai ser a mesma”.

Com as transmissões de LoL, Diretora começou a ganhar fama no cenário dos streams. “No início, nem pensava em ganhar dinheiro. Só queria jogar e conversar com as pessoas. Mas depois começaram a chegar as doações, os subs… mas tem que tomar cuidado, tem que ter constância, não é do dia para a noite que você cresce.”

Se no início jogava a 10 fps com uma internet de qualidade ruim, hoje Nicole conseguiu juntar investimentos para montar seu setup com periféricos de alta qualidade. Também é parceira da Overclock há mais de um ano, e hoje separamos algumas dicas para que você possa crescer no cenário de streaming. 

Nicole Diretora, streamer do Facebook Gaming

 

1. Faça com paixão

Faça lives de coisas que você realmente gosta. Quando você faz com paixão, o negócio vai fluindo, assim como Nicole Diretora, que começou nas lives de forma despretensiosa para interagir com o público enquanto joga. “Eu sei que é meu trabalho, mas eu me divirto trabalhando. Quando você trabalha com o que você gosta, não parece que é um trabalho. Estou sempre me divertindo e interagindo com as pessoas.”

 

2. Tenha constância e compromisso

Não é do dia para a noite que você se torna um streamer famoso. É um trabalho que exige constância e compromisso por um período longo, até que se conquiste uma fanbase sólida. Para isso, é preciso manter uma constância na frequência de lives, para que o seu público saiba em quais momentos você estará online. “Você não pode parar. É preciso estar sempre ali; nunca interrompa a criação de conteúdo.”

 

3. Seja carismático

Existem tipos e tipos de streamers, mas é preciso lembrar que o público está interessado não só na gameplay, como também na capacidade de interação do streamer. Por isso, sempre se atente ao chat e converse com o seu público. “Quanto mais streamers, mais opções para a galera assistir. Você precisa ser autêntico e ter seu jeitinho para conquistar o seu público”.

Além disso, Nicole reforça que não vale a pena perder tempo de live respondendo haters. “Foque na interação com o público que realiza comentários positivos e preste atenção às críticas construtivas. Seja sempre legal e não dê atenção aos comentários maldosos”.

 

4. Seja organizado

Busque sempre se planejar em relação aos horários de transmissão da live. Isso ajuda a manter uma constância com o seu público, além de te ajudar a encarar as lives como um compromisso profissional. Muitas vezes, é preciso conciliar o trabalho, os estudos e a criação de conteúdo. Não deixe de realizar seus compromissos!

 

5. Tenha sempre um plano B

Não deixe de lado a sua vida profissional ou acadêmica para virar streamer. É preciso estar preparado e ter planos, caso não dê certo. “Comece como um hobby, não com a ambição de se tornar rico”. Nicole se formou em Design Gráfico enquanto crescia como streamer – o que permitiu que ela criasse suas próprias artes e thumbs quando não tinha como investir em empresas terceirizadas de design.

 

6. Divulgue suas lives 

Em grupos pertinentes do nicho, divulgue suas lives. No início, é  preciso um engajamento daqueles que são próximos a você, até que o público te conheça e você comece a ganhar seguidores orgânicos. Vale enviar link da live minutos antes de começar, assim como enviar mensagens via WhatsApp ou Steam. Invista em redes como o Twitter, já que eventos como lives são espontâneos – ninguém marca na agenda o horário da sua live. “Se você streama LoL, por exemplo, divulgue em grupos e comunidades. Também vale pedir apoio de amigos e familiares. Todos começam de algum lugar.”

 

7. Invista corretamente

Não adianta comprar periféricos de última geração se o computador não suporta. Primeiro, foque em montar um PC que atenda às necessidades do jogo a ser streamado. Pesquise as peças corretamente e verifique a compatibilidade entre elas. “Com o tempo, consegui dinheiro para montar um computador. Hoje tenho um setup completo, mas comecei a streamar com jogo rodando a 10 fps. Com o tempo, a gente vai investindo”.

 

 

“NO MUNDO DAS LIVES, NÃO DESISTAM. MANTENHA CONSTÂNCIA, CONQUISTE SEU PÚBLICO AOS POUCOS, TENHA PACIÊNCIA. UMA HORA AS PARCERIAS CHEGAM E VOCÊ ACABA CONHECENDO MUITA GENTE AO LONGO DESSA TRAJETÓRIA.”

 

A Overclock é uma bebida desenvolvida para o público gamer obter mais foco, concentração e disposição. Pro players, criadores de conteúdo e jogadores casuais são os principais consumidores de Overclock, mas o público é bastante abrangente: estudantes, trabalhadores do ramo financeiro, designers, concurseiros, dentre outros, aprovam e indicam a Overclock. Os componentes da bebida – Colina, Cafeína e vitaminas do complexo B – são conhecidos por estimular a cognição, melhorar a coordenação motora e, consequentemente, diminuir o tempo de reação e aumentar a concentração e o foco. Confira também outros textos sobre o mundo gamer no nosso blog!

RELATED ARTICLES

Deixe um comentário