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O que é o Term.ooo e o hype em torno dos jogos Puzzle

Um belo dia, depois de acordar e se preparar para mais um dia de trabalho, você se depara com algo incomum ao entrar no Twitter: sua timeline está lotada de quadradinhos verdes e amarelos, tweets inconformados pela derrota no suposto “joguinho” e seu amigo convencido se vangloriando por estar numa sequência de 20 vitórias seguidas. Depois de procurar na internet ou perguntar no seu Discord o que era aquilo, muito provavelmente você tomou o papel dos seus amigos nas redes: estaria você xingando, se emocionando e atraindo as pessoas das suas redes sociais para a nova febre do Twitter em 2022, bem como aconteceu com você: o Term.ooo.

 

Trata-se de um jogo bem simples, em que o jogador deve adivinhar dentro de 24 horas uma palavra de 5 letras em até 6 tentativas. O jogo indica se você acertou a letra no seu palpite, além da sua posição na palavra (os famosos quadradinhos amarelos e verdes, respectivamente). Apesar de parecer uma proposta pouco atrativa à primeira vista, é notável a crescente popularidade desses jogos, que se prova com o surgimento de variações da mesma proposta, desde o lançamento do Wordle (essencialmente o mesmo jogo, porém em inglês) em outubro de 2021.

O engenheiro de Software responsável pelo desenvolvimento do Wordle reporta que em apenas três meses após o lançamento, o número de usuários diários no site atingiu a casa dos milhões, mesmo com pouca propaganda e divulgação. Mas afinal, por que algo tão simples tornou-se tão popular e cativou as redes sociais dessa forma?

O ABC do sucesso

Douglas Gentile, professor de psicologia da Universidade de Iowa, afirma que esse tipo de jogo satisfaz um conceito que ele denomina de “ABC of human needs” (O ABC da necessidade humana, em inglês). “A é autonomia. Queremos sentir que estamos no controle de nossas vidas. B é pertencimento. Queremos sentir que estamos conectados a outras pessoas. E o C é competência. Gostamos de sentir que somos bons em alguma coisa”, diz o professor.

Por isso que, ao tirar alguns minutos do seu dia para jogar Wordle, você sente uma espécie de controle sobre sua rotina. Compartilhar a palavra do dia e seu desempenho permite que o jogador se sinta parte de um grupo, seja com seus amigos ou uma pessoa em outro continente que comentou no seu feed pois teve a mesma trajetória na palavra do dia. A competência vem na hora do acerto: por ser um jogo relativamente simples, com um mecanismo que se repete diariamente, há entusiasmo em acumular dias seguidos de sucesso.

O criador da versão brasileira do jogo e chefe da divisão de tecnologia da Google, Fernando Serboncini, comenta sobre a acessibilidade e o papel da comunidade na popularização do jogo, em entrevista para O Globo:  “É um jogo simples, pede cinco minutos do seu tempo, te diverte e te deixa ir. Isso torna a experiência mais relevante e acho que mais honesta. Além disso, cria um senso de comunidade, pois todos estão jogando o mesmo jogo todo dia”.

A competitividade por todos os lados

O aspecto social ajudou bastante na divulgação e popularização do Term.ooo, possibilitando diretamente do site do jogo a divulgação na maioria das redes sociais mainstream. Além disso, a possibilidade de compartilhar imediatamente seu resultado abre portas para um dos aspectos mais importantes para a longevidade de jogos e passatempos em geral: a competitividade.

 

Quando analisamos por esse ponto, os jogos como Term.ooo tornam-se únicos à medida em que eles “nadam contra a corrente” da competitividade de jogos em geral, pois a realizam de maneira completamente acessível e rápida.

 

Ao olharmos para o cenário de eSports, por exemplo, é fácil notar que cada vez mais são necessários gastos com os diversos periféricos e consoles para jogar os novos títulos competitivos: quem joga qualquer jogo de PC certamente sabe da diferença que R$1500,00 convertidos em um monitor de 144hz fazem na hora de ver “quem é o melhor”.

No caso do Term.ooo, temos um campo de jogo 100% nivelado, onde a sua habilidade vem apenas da sua capacidade de raciocínio e conhecimento do nosso dicionário, tornando assim a competição entre você e os outros jogadores muito mais honesta e direta.

Caso o jogador tenha se cansado do modo simples, há diferentes versões mais desafiadoras, porém com a mesma mecânica e raciocínio, como é o caso do Termoo “quarteto” – em que o jogador deve adivinhar simultaneamente, com a mesma palavra, 4 respostas diferentes.

A herança cerebral dos Puzzle Games

Por se tratar de um jogo de um jogo “puzzle”, o Term.ooo demanda muitos estímulos cerebrais, observados em outros jogos tradicionais do mesmo gênero, como as palavras cruzadas, o jogo da memória e até mesmo o bom e velho quebra-cabeça.

 

É de conhecimento geral que esse tipo de jogo, que implica você a depender apenas do raciocínio lógico, possui benefícios a longo prazo na atividade cerebral humana, sendo muitas vezes utilizado em idosos que já apresentam perda da função cognitiva. O Termoo não é exceção.

 

Aaron Seitz, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, afirma que, apesar de ser difícil cravar com precisão se uma pessoa boa no Term.ooo apresenta melhora em alguma outra atividade convencional – impossibilitando de justificarmos esse tipo de jogo como um exercício confiável contra a perda de cognição e demência, por enquanto – o jogo promove uma atividade mais intensa nos lobos frontais e pré-frontais do cérebro. São áreas responsáveis por tarefas de raciocínio dedutivo e manutenção da atenção em uma tarefa, bem como a memória visual, podendo sim ter influência na capacidade de foco e atenção do jogador. Por se tratar de um jogo relativamente recente, estudos ainda estão sendo realizados especificamente para o Term.ooo, como por exemplo no próprio Brain Game Center conduzido pelo professor Seitz.

Caso tenha se interessado é só acessar o site do jogo https://term.ooo para a versão simples, de duas e de quatro palavras. Se preferir a versão do jogo em inglês https://www.nytimes.com/games/wordle/index.html

 

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