Overclock

Profitar com skins: entendimentos básicos sobre economia

Raridade, oferta e procura, variação do dólar, especulação: são termos utilizados por aqueles que trabalham com a economia, negociando na bolsa de valores. Você, que acha que não entende de economia, mas sabe como profitar em cima das skins, talvez tenha muito mais noção sobre bolsa de valores do que imagina.

  1. Raridade

Um dos fundamentos da economia é que quanto mais rara é uma mercadoria, mais cara ela será. É por isso que pedras preciosas possuem um alto valor no mercado e, da mesma forma, skins raras são valiosas. Nesse caso, estamos falando de facas e luvas – itens raríssimos de serem dropadas em caixas – e, pela pouca quantidade em circulação, acabam tendo valores exorbitantes. Lembrando que, caso você tenha a sorte de dropar uma faca ao abrir caixas, você poderá esperar um momento oportuno para vendê-la no mercado Steam e utilizar o dinheiro obtido dentro do jogo, ou poderá vender em sites  como Neshastore e converter para um dinheiro utilizável na vida real. 

  1. Oferta e procura

Quanto maior a procura, maior o valor; quanto menor a oferta, maior o valor. A teoria de Adam Smith se aplica perfeitamente ao contexto do mercado Steam. Existem contextos específicos que fazem com que a skin seja mais procurada, como por exemplo atualizações da VALVE.  Um caso é o nerf da SG após pedido de jogadores profissionais e influenciadores do cenário, que teve sua precisão e taxa de disparos reduzida. A mudança promoveu a maior utilização tanto da AUG – que recebeu buff pela melhoria da precisão com scope fechado – como da SG, impulsionando o valor de ambas as armas no mercado Steam.

Outro caso são skins utilizadas em campo por jogadores profissionais, que aumentam a procura pela skin no mercado. A AK-47 Phantom Disruptor, considerada relativamente barata, teve seu valor aumentado quando kNg passou a usá-la em competições. Da mesma forma, a AWP redline é mais procurada por brasileiros do que no exterior, pois é a arma utilizada por FalleN.

AWP Red Line utilizada por Fallen

Também vale notar que quanto maior a demanda, maior o preço; dessa forma, armas mais utilizadas in game – como a AWP, AK-47, M4A4 – tendem a ter valores superiores.

Gráfico da HLTV indica armas mais utilizadas por jogadores profissionais

  1. Especulação e variação do dólar

Assim como existem horários mais favoráveis para comprar ações, existem momentos do dia em que as skins podem ser valorizadas. Colocar uma skin à venda de madrugada tende a ser bom negócio, uma vez que nesse período são poucas as ofertas – da mesma forma, não se recomenda comprar skin de madrugada, pois elas estarão mais caras. Outra variável que interfere no preço das skins é o dólar: como as transações da Steam ocorrem em dólar, é interessante vender as skins quando houver alta.

A especulação ocorre também com a chegada das Operações. Dropar itens raros na Loja da Operação e contar com a valorização dela no futuro faz parte da especulação – mas pode ocorrer do item acabar se desvalorizando também, por isso é uma aposta que envolve diversas variáveis. 

Skin de Five-Seven Fairy Tale, disponível na nova operação Presa Quebrada

Add Comment