Os 5 jogos mais populares da história

Os 5 jogos mais populares da história
Os 5 jogos mais populares da história

Você já parou pra se perguntar se o seu jogo favorito está entre os video games mais vendidos da história? Talvez, depois da emoção de terminar algum título muito bom, sua curiosidade tenha se manifestado na forma de uma simples pesquisa no google, “Quantas cópias tal jogo vendeu?”

Essa dúvida, apesar de muito comum, rege uma regra importante na indústria dos games (assim como muitas outras): quanto mais dinheiro arrecadar, melhor. Para que seu jogo favorito tenha uma continuidade, seja em remasterizações, DLCs ou até sequências, ele deve primeiramente render bem para quem o produziu.

Existe uma grande discussão sobre a filosofia das grandes desenvolvedoras no mundo dos games, onde cada vez mais empresas priorizam unicamente o lucro, processo que é bastante fácil de perceber nos jogos atuais com a presença de Season Pass e microtransações. Essa tendência, contudo, não será discutida nesse texto (quem sabe no futuro) e, apesar dela, podemos ver que muitas vezes o trabalho bom é recompensado com números astronômicos em venda e dólares arrecadados. 

Então, respondendo a dúvida de muitos, quais são os 5 jogos com mais vendas na história dos games?

5) PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG) - 75 milhões de vendas

Lançado em 2017 exclusivamente para computador, PUBG foi um dos primeiros jogos a experimentarem com o gênero de games em ascensão da sua época, o battle royale. Com mapas massivos, diversidade de armas e attachments, além de uma jogabilidade extremamente fluida e  dependente de skill, PUBG rapidamente se tornou o jogo mais vendido na Steam (2018) e consolidou uma comunidade apaixonada no shooter.

Hoje, além de um sólido título tanto para consoles quanto para o bom e velho computador, a adaptação do jogo aos celulares PUBG - Mobile conta com mais de um bilhão de downloads em todas as lojas de aplicativos, demonstrando a força que o mercado dos smartphones possui atualmente, além de 30 milhões de usuários diários considerando todas as versões disponíveis do jogo.

5) Wii Sports - 83 milhões de vendas

Provavelmente o grande representante do Nintendo Wii, Wii Sports foi projetado para mostrar as capacidades técnicas do console com o seu (até então) sistema inovador de captura de movimentos. Embora o mesmo possa ser dito de qualquer jogo que utiliza os sensores do controle/console, a Nintendo promoveu fortemente o Wii Sports como o carro-chefe dessa nova geração.

Ao incluir uma nova cópia do Wii Sports com seu novo console (em certas regiões), a Nintendo garantiu que todos que comprassem um Wii poderiam experimentar seu potencial mesmo antes de comprar um jogo. Cada vez que a Nintendo vendeu um console, eles também venderam uma cópia do jogo, o que alavancou o número de vendas do título exponencialmente.

Não devemos, contudo, menosprezar o impacto que Wii Sports teve na indústria dos jogos. Como qualquer grande título da Nintendo, o jogo propôs e executou de maneira bem-sucedida uma filosofia cada vez mais rara na indústria: produzir um jogo para todas as idades e níveis de habilidade. 

Com poucos inputs e focando mais na movimentação do próprio jogador para realizar ações, o modelo simplista de gameplay possibilitou que fãs de esportes se divertissem tanto quanto idosos jogando pela primeira vez. Além disso, também havia um sistema de pontos para cada esporte, o que possibilitava ao público mais sério uma chance de testar suas habilidades. Não é coincidência que o jogo virou a face do “console para a família”, testemunhando a sua enorme receptividade e qualidade como título.

3)Tetris (EA) - 100 milhões de vendas

Esse aqui dispensa apresentações, ne? Praticamente o avô de todos os videogames, Tetris foi originalmente desenvolvido em 1984, na União Soviética (território atualmente russo) pelo engenheiro de software Alexey Pajitnov, enquanto trabalhava na Academia Russa de Ciências. O jogo, que já foi importado para as mais diversas plataformas (possivelmente para geladeira e microondas nos próximos anos), foi inicialmente desenvolvido em um computador russo, o Electronika 60, e é um dos poucos exemplos de produtos soviéticos que foram mundialmente difundidos.

Hoje, Tetris é nada menos que um fenômeno mundial. Apesar de já ter vivido sua época de ouro, o jogo conta com versões para 70 plataformas diferentes, além dos lançamentos não-oficiais e  gratuitos (geralmente em forma de jogo de navegador) facilmente encontradas na internet. Seja no gameboy, no computador do papai ou no trampo para matar umas horinhas, todo mundo já jogou (ou deveria ter jogado) Tetris. 


A versão que garante o pódio em números de vendas é mobile, desenvolvida pela Electronic Arts (EA) em 2006 para diversos tipos de celulares da época, como o Blackberry. O jogo recebeu suporte até abril de 2020, e durante 14 anos, acumulou mais de 100 milhões de downloads pagos nas diferentes lojas de aplicativos.

2) Grand Theft Auto V (GTA V) - 180 milhões de cópias vendidas

Você provavelmente esperava ver esse jogo na lista, talvez até mesmo em número um, e é bem compreensível o porquê. GTA V foi anunciado pela primeira vez em 2011, 3 anos após o lançamento do enorme sucesso que foi GTA IV, com promessas de um modo multijogador (muito esperado na franquia), além de levar o jogador de volta à Los Santos, local que se passa GTA: San Andreas, um dos jogos mais bem avaliados da história. 

Lançado em 2013, provavelmente sendo um dos jogos mais aguardados de todos os tempos, o quinto título de uma das franquias mais poderosas na indústria gerou um bilhão de dólares nas 16 milhões de vendas durante os primeiros 5 dias. O jogo, devido ao longo suporte (que inclusive dura até hoje) da Rockstar, ainda se mantém bastante vivo, especialmente com o recente anúncio de GTA VI.


Contando com uma das melhores campanhas single player de jogos AAA, além de um modo multijogador que alcançou o topo de jogadores simultâneos para ambos os consoles dominantes do período (Xbox 360 e PS3) nos meses que seguiram o lançamento do modo, GTA V é facilmente uma obra de arte dentre os jogos, exemplificando como um mundo aberto pode ser recheado de atividades divertidas, além de incontáveis missões secundárias, easter eggs e muito mais.

1) Minecraft - 240 milhões de cópias

Agora sim, fechando a lista com chave de ouro, temos o jogo que mora no coração de todo gamer dessa geração. O que podemos falar de Minecraft que já não foi dito milhares de vezes por milhões de pessoas diferentes? Podemos começar citando que se trata de um jogo indie, desenvolvido por Markus “Notch” Persson e sua empresa de games, a Mojang, em 2011.

O jogo, que inicialmente foi desenvolvido apenas para computadores, contava com muito menos conteúdo que hoje em dia, e ainda disponibilizava uma versão lite no seu site para máquinas que não rodavam tão bem o jogo (como era o meu caso em 2012 e 2013). 

O jogo, apesar de não ser um fracasso de vendas para a Mojang, não foi um clássico instantâneo como outros jogos dessa lista, e viu uma player e fanbase crescer gradualmente ao longo das suas atualizações, auxiliado pelo enorme sucesso que o jogo teve em redes sociais, cativando especialmente o público mais jovem.

Minecraft foi praticamente um ecossistema criado por si só, uma vez que o multiplayer do jogo conseguiu proporcionar funções quase infinitas ao título. Além do bom e velho singleplayer, os servidores hosteados ao redor do mundo possibilitaram que se joga-se milhares de jogos dentro de um só: shooters táticos, mini games, RPGs e até mesmo simuladores de corrida faziam parte da grande comunidade que Minecraft criou e solidificou.

Hoje, Minecraft é talvez a maior referência pop do mundo dos games e, mesmo após 12 anos de lançamento, mantém uma comunidade de 140 milhões de jogadores mensais por todas as plataformas. É inegável que o mundo dos jogos eletrônicos pode ser separado antes e depois de Minecraft, dada a sua enorme influência em títulos posteriores, além de ser responsável pelo crescimento exponencial de conteúdo de jogos em redes sociais como o Youtube e Facebook. Vida longa ao rei!

Menções Honrosas

Nem tudo na vida são títulos e, apesar de esses jogos estarem de fora da nossa lista, cada um deles provou algo acumulando milhões de cópias vendidas em diferentes períodos da indústria. Todos os jogos também estão dentre os 20 mais vendidos da história. Não é pra qualquer um!

Pac Man (1980) - O ícone dos jogos arcade atingiu a marca de 43 milhões de cópias vendidas em 2019, sendo o jogo mais antigo dentre os 20 mais vendidos da história.

Tetris (1989) - Sim, Tetris aparece duas vezes na lista, coisa bastante curiosa uma vez que o jogo não alterou essencialmente nada desde o seu lançamento em 1980. A versão de Game Boy/ NES acumulou 48 milhões de vendas, sendo essa a maior marca de vendas em um console até os anos 2000.

Mario Kart 8 (2014) - Mesmo com grandes críticas ao Nintendo Switch, a sub-franquia de Mario raramente desaponta. Com 65 milhões de cópias, o jogo passa em sexto na lista dos mais vendidos do mundo. Ainda temos as versões para DS e Wii dentre a lista dos 20 títulos mais vendidos no mundo, Haja tradição!\

OVERCLOCK: A BEBIDA QUE MUDA SEU JOGO!

RELATED ARTICLES

Deixe um comentário