Qual o grau de perseverança que você tem sobre suas metas?
Começo de ano é sempre a época em que pensamos em renovação, recomeços e revisão de metas. É o tempo das promessas, no qual sentimos que recebemos uma nova chance para repensar nossas vidas.
A questão é que sempre nos deparamos com as mesmas promessas do ano anterior: vou tentar levar uma vida mais saudável, dormir melhor, fazer mais exercícios físicos, procrastinar menos, organizar melhor as finanças etc. É como se estivéssemos vivendo um dejá-vu de anos novos anteriores.
Essa sensação de looping nos leva a crer que não conseguimos nos ater às nossas promessas. Em algum momento do ano – que nunca sabemos definir quando foi – vamos deixando as metas e promessas de lado e criamos desculpas para viver momentos mais confortáveis.
Mas ainda é tempo para não nos sentirmos dessa forma em janeiro de 2023. Pega seu Overclock e foca na ideia:
- É PRECISO TER GARRA
Como nos distinguir das demais pessoas e buscar uma trajetória extraordinária – mesmo com tantos obstáculos que a vida nos impõe?
É sobre isso que a pesquisadora e psicóloga Angela Duckworth discorre em seu livro “Garra: o poder da paixão e da perseverança”. Muitas vezes nos comparamos com personalidades excepcionais – e aí nomeie quem vier à sua mente -, lamentando sobre a discrepância de talentos. “Pô, mas ele só chegou lá porque nasceu com o dom, com o talento”, dizem uns, sem levar em conta as outras qualidades necessárias para se tornar um campeão.
Para Duckworth, um traço de personalidade comum entre grandes atletas é a garra, que seria resultado de uma soma entre paixão e perseverança.
- PAIXÃO E PERSEVERANÇA
A paixão é o combustível que permitirá ter a perseverança para lutar por um objetivo. Naturalmente, habilidade e talento são coisas fundamentais, mas sem a garra e o esforço, o talento não passa de um potencial não concretizado.
Após a observação que Angela fez de grandes atletas – como o nadador Michael Phelps – , a psicóloga chegou à conclusão de que a garra é um atributo que não é inato, mas que é passível de ser moldada e melhorada. Os profissionais que demonstraram garra, uma motivação para não desistir diante dos obstáculos e continuar com o foco para alcançar um objetivo, são aqueles que apresentam resultados extraordinários em suas carreiras e vidas.
- VOCÊ PRECISA SABER QUEM É
E você, quanto de garra acha que possui? Para ajudá-lo a medir o seu nível de garra, disponibilizamos um teste – que você encontra no livro de Angela Duckworth. Se você se identifica totalmente com a frase, anote a numeração correspondente; da mesma forma, se você não se identifica nada com a frase, anote a respectiva numeração. As variações de identificação estão indicadas nas colunas.
Após terminar, some a quantidade de pontos e divida por 10. A pontuação máxima é 5 (muita garra), e a pontuação mínima é 1 (pouca garra).
Acha que pode melhorar essa pontuação? Recomendamos a leitura do livro Angela Duckworth, “Garra: o poder da paixão e da perseverança”, e claro, a Overclock está por aqui para te auxiliar nessa trajetória, proporcionando muito foco e determinação.