Intestino e performance cerebral: o papel dos polifenois na saúde intestinal e na performance

Intestino e performance cerebral: o papel dos polifenois na saúde intestinal e na performance

Por José Henrique Bomfim, Ph.D.*

Você já ouviu a frase "você é aquilo que você come"? Sim sim, saiba que ela tem algum sentido!

A cada ano, são publicadas novas pesquisas sobre o papel da saúde intestinal relacionadas à nossa saúde no todo. Hoje, a ciência já sabe que praticamente tudo o que ocorre em relação ao funcionamento de nosso cérebro, tem ligação direta com a manutenção da saúde intestinal. 

Ou seja, o seu intestino está diretamente relacionado com a sua saúde mental e sua performance.

Quer saber mais como a saúde do seu intestino pode influenciar na sua performance? Então fica com a gente  que a Overclock vai te contar tudo que você precisa saber.

Só para adiantar, vamos passar pelos seguinte tópicos:

  • O PAPEL DO INTESTINO DA SAÚDE MENTAL E NA PERFORMANCE
  • COMO MANTER O INTESTINO SAUDÁVEL E AUMENTAR A PERFORMANCE
    • SONO
    • NUTRIENTES
    • PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS
    • ATIVIDADE FÍSICA
  •  CONCLUSÃO

O PAPEL DO INTESTINO DA SAÚDE MENTAL E NA PERFORMANCE

Você já ouviu alguém mais velho (bem mais velho talvez) falar que seu "cocô" reflete sua saúde? Pois bem.. Eles tinham razão e isso vai muito além do que imaginamos.

A cada ano, descobrimos muito mais sobre o papel da saúde intestinal relacionado à nossa saúde no todo. Para entendermos melhor, o que a ciência já sabe é que, praticamente tudo o que ocorre em relação ao funcionamento de nosso cérebro, tem ligação direta com a manutenção da saúde intestinal. É a famosa frase "somos o que comemos".

Mas vamos compreender a complexidade do intestino. Este órgão é responsável por quase toda a absorção de nutrientes em nosso organismo (parte destes podem ser absorvidos pela pele, boca e estômago). Portanto, a formação das substâncias que produzimos em nosso organismo, como peptídeos, proteínas, genes, neurotransmissores e hormônios depende do bom funcionamento do intestino. 

Para dar um exemplo: de toda serotonina produzida em nosso organismo, o intestino é responsável por 95% dessa produção. A partir desta produção, existe uma rede de comunicação que liga as células intestinais ao sistema nervoso central, onde essas substâncias irão atuar. Esta rede se chama "eixo intestino-cérebro".

Essa rede se inicia a partir das células intestinais, onde vivem cerca de 100 trilhões de bactérias (isso mesmo..... 1012 bactérias) divididas em cerca de 40.000 tipos diferentes. para se ter uma ideias, nosso corpo todo é formado por cerca de 1 trilhão de células (100 vezes menos). Esta população de bactérias é chamada de microbioma intestinal.

As  bactérias desempenham funções cruciais no metabolismo bioquímico de nosso corpo, bem como na produção de compostos como neurotransmissores e na detoxificação do organismo. As bactérias dependem de nutrientes e demais compostos para poderem manter-se trabalhando e convertendo as substâncias no intestino. Vitaminas, minerais, aminoácidos, compostos bioativos e açúcares são essenciais  A relação da ingestão destes nutrientes e  a qualidade das bactérias de nosso intestino é relacionada à correta síntese de compostos em nosso organismo.

Doenças como depressão e ansiedade tem componente direto na saúde intestinal. Sim, promover o equilíbrio das funções intestinais pode ser fundamental para o desenvolvimento de tais condições (saiba mais). Outras condições como demência, Alzheimer e alguns tipos de câncer também tem relação com o microbioma intestinal.

Portanto, a performance do organismo também depende de como tratamos nosso intestino… Existe uma relação estreita sobre a saúde intestinal e a qualidade do sono, humor, desempenho cognitivo e envelhecimento saudável. Mas, hoje em dia, com as facilidades da vida moderna em relação à alimentação inadequada, sedentarismo, obesidade, alimentos ultraprocessados e baixo consumo de água, nossos intestinos vem sofrendo ataques diretos e, consequentemente, nosso desempenho físico e mental estará abalado.

COMO MANTER O INTESTINO SAUDÁVEL E AUMENTAR A PERFORMANCE

Mas o que devemos fazer para manter um intestino saudável? Iremos elencar aqui os pontos fundamentais de como tratar bem nosso microbioma e como isso irá afetar diretamente nossa performance cerebral e física.

  1. Qualidade do sono: o sono melhora todas nossas funções por regular nosso metabolismo energético, repor estoques de hormônios e demais compostos que produzimos e regular as funções orgânicas. O inverso também é verdadeiro. Modular a função intestinal traz melhor regulação do sono e, portanto, melhor performance.
  2. Ingestão adequada de nutrientes. Os nutrientes essenciais são a base do metabolismo de nosso corpo e também do metabolismo do microbioma intestinal. Se o microbioma não estiver bem, não iremos absorver nutrientes de forma adequada e se não ingerimos os nutrientes essenciais, o microbioma perde em sua função. Vitaminas do complexo B, aminoácidos essenciais, carboidratos complexos e compostos bioativos vegetais fazem parte do grupo de nutrientes necessários ao nosso intestino.
  3. Probiótico e prébióticos: Os povos asiáticos e do oriente médio tem como cultura milenar a ingestão de alimentos fermentados. Estes alimentos geram bactérias "do bem", ou seja, aquelas necessárias ao nosso organismo. Coalhada, kefir, iogurte, kombucha, são exemplos de alimentos onde a fermentação desenvolve o crescimento bacteriano, sendo chamados de probióticos e estes são de grande importância para nossa dieta. Criar o hábito de consumir estes produtos pode ser de grande vantagem para a saúde. O leite também promove o efeito probiótico. Já os prebióticos são os alimentos que fornecem substrato para as bactérias crescerem no intestino. Açúcares não absorvíveis (inulina) e compostos bioativos como os polifenois dos vegetais promovem maior crescimento bacteriano e melhor variedade das bactérias do intestino.
  1. Atividade física: sabemos hoje que o sedentarismo é responsável por aumentar o risco de inúmeras doenças crônicas. Não praticar atividades físicas regulares pode também reduzir a capacidade do intestino em manter seu microbioma. Como consequência, pode haver maior risco de doenças neurológicas associadas a isso.

CONCLUSÃO

Portanto, o consumo de nutrientes essenciais, como as vitaminas do complexo B e os poderosos polifenóis, melhora a variedade de nosso microbioma e pode ser determinante para a performance física e mental de todos nós.

Overclock possui em sua fórmula as vitaminas B1, B3, B5, B6, B7 (biotina), B8 (colina), B9 e B12 além de polifenóis do extrato de cramberry, o que faz dele um grande aliado para a suplementação quando pensamos na manutenção da saúde intestinal, juntamente aos bons hábitos de nutrição, sono adequado e atividade física regular.

 

comprar 2.0


Referências Bibliográficas:

BERES C et al. Metabolites of Polyphenols Produced by Probiotic Microorganisms and Their Beneficial Effects on Human Health and Intestinal Microbiota. Book Lactic Acid Bacteria. Edition 1st. 2020

CLAUS M et al. Interplay Between Exercise and Gut Microbiome in the Context of Human Health and Performance. Front Nutr. 2021 Jun 10;8:637010.

MILUTINOVIC M et al. Plant Extracts Rich in Polyphenols as Potent Modulators in the Growth of Probiotic and Pathogenic Intestinal Microorganisms. Front. Nutr., 30 July 2021 Sec. Nutrigenomics Volume 8 - 2021

UEBANSO T et al.  Functional Roles of B-Vitamins in the Gut and Gut Microbiome. Mol Nutr Food Res. 2020 Sep;64(18):e2000426


*José Henrique Bomfim é Farmacêutico Bioquímico, mestre em toxicologia, doutor em farmacologia clínica e consultor científico da Overclock

RELATED ARTICLES

t4s-avatar
Erika

adorei o texto

April 12, 2023 at 16:10pm
t4s-avatar
Rodrigo

faz todo o sentido. curti!

April 12, 2023 at 16:09pm
t4s-avatar
Megan

Muito interessante!

April 12, 2023 at 16:02pm

Deixe um comentário