A era dos remasters, remakes e reboots

A era dos remasters, remakes e reboots

Jogos eletrônicos, de maneira geral, são uma mídia que possui intervalo curto de vida útil, considerando que a maioria dos games lançados atualmente perdem a grande maioria da sua player base após 8-12 meses do seu lançamento. A indústria dos jogos, ou pelo menos uma parte dela, também se baseia nesse modelo de pouca longevidade, refletindo na grande quantidade de franquias de jogos que são lançados quase que anualmente, como FIFA, Call of Duty, Far Cry e NBA2K

Apesar disso, a indústria é bastante diversa, e enquanto temos empresas que preferem repetir-se em sua fórmula (estamos falando de você Ubisoft), outras deixam sua marca com títulos que, mesmo após décadas do seu lançamento, ainda são considerados clássicos e sustentam uma fan base apaixonada. 

Na tentativa de dialogar com essa grande quantidade de jogadores old-school, a indústria dos games vem recentemente explorando os remakes e remasters de jogos antigos e, apesar do movimento ser uma resposta dos desenvolvedores ao sentimento nostálgico que muitos dos seus consumidores cultivam ao falarem dos seus jogos antigos preferidos, nem sempre essas reedições saem como o esperado. O que a indústria considerou como uma maneira simples de agradar o seu público não se provou ser tão fácil de reproduzir.

Uma nova fórmula

Mas afinal, ao falarmos de remakes, o que a indústria realmente poderia considerar um remake (dentro dos seus objetivos) bem sucedido?  Podemos olhar como exemplo todo o desenrolar de um dos shooters mais clássicos da história 007 Goldeneye para Nintendo 64.

Apesar de ser saudado como um dos jogos mais influentes do seu gênero e estar na memória afetiva de uma geração inteira de gamers, o jogo envelheceu um pouco demais. Talvez eu corra sérios riscos de vida após essa afirmação, mas é inegável que o controle do n64 prejudica bastante a experiência de um FPS, basta olhar para o seu formato um tanto quanto… Peculiar.

 

 

Além disso, pelas limitações técnicas do console, a baixa resolução muitas vezes limitava o seu campo de visão, tornando quase impossível matar inimigos a longa distância, enquanto eles têm plena capacidade de atirar e causar dano em você. Apesar de ser um clássico, jogar atualmente a versão original de Goldeneye é bastante desconfortável, refletindo todos os problemas mencionados.

Com isso, a Indústria optou por um remake que não atendeu as expectativas de um título tão idolatrado, entregando em Goldeneye Reloaded, exclusivo de Xbox 360 em 2010 divulgado pela Activision. Divulgado extensamente como uma versão melhorada do jogo de 64, o jogo pode ser melhor interpretado como uma versão piorada das campanhas de um outro shooter que estava prestes a entrar na sua era de ouro: Call of Duty. O game foi bastante criticado, e acabou fazendo portfólio de como não fazer um remake.

Corrigir e aprimorar  

Por outro lado, existe também, a melhor experiência possível de 007 Goldeneye, que conta com 60 Frames constantes e resoluções em 1920x1080(HD), disponível através de emuladores no computador. Além disso, aliado com um programa que torna possível jogar com teclado e mouse, o emulador consegue proporcionar um clássico adaptado aos dias de hoje, mostrando a real genialidade do título.

A participação da comunidade para desenvolver os emuladores de n64 e manter a integridade do jogo nos revela a receita perfeita para esses relançamentos obterem sucesso: Remover detalhes incômodos e construir em cima das bases do jogo original devem ser os mandamentos de qualquer remake e remaster e felizmente, muitas desenvolvedoras se preocupam com isso.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time é um outro exemplo de um clássico que se favoreceu bastante no seu relançamento para o console  portátil mais bem sucedido da história, o Nintendo 3DS. Novamente, a mira do jogo se torna muito mais dinâmica e precisa com os analógicos. 


Além de controles, muitas vezes uma melhora no gráfico e correção de bugs conseguem fazer de um remastered um clássico instantâneo, como é o caso de Halo: Combat Evolved Anniversary, talvez o fps mais influente da história, e The Legend of Zelda: The Wind Waker, que observaram revitalizações de gráficos impressionantes entre a geração velha dos consoles Xbox e Gamecube, para a nova guarda no Xbox 360 e Wii U, respectivamente.

 

Halo: Combat Evolved - Original vs Remaster (Anniversary Edition)

Fórmula para o sucesso

Seguindo os passos dos títulos que marcaram a história dos games citados acima, a Overclock remasterizou 3 dos seus clássicos sabores, dando uma cara nova e aprimorada para Uva, Tutti Frutti e Pink Lemonade. Trabalhamos do jeito que deve ser feito no assunto de clássicos, construindo em cima da nossa ótima base que foram os sabores originais. Celebrando o lançamento, temos tambem a campanha #remastereoverclock, que vai premiar um kit Overclock Remasterizado para os 2 melhores videos (ou fotos) sobre performance na academia, no jogo ou em qualquer outro lugar (surpresas são bem vindas), utilizando material de divulgação disponibilizado. 

RELATED ARTICLES

Deixe um comentário