A febre dos produtos nootrópicos: quais os riscos e benefícios reais que eles proporcionam?

A febre dos produtos nootrópicos: quais os riscos e benefícios reais que eles proporcionam?

Por José Henrique Bomfim, Ph.D.*

Você já pensou como seria se o seu cérebro pudesse trabalhar em uma velocidade muito maior do que você está acostumado? Se você pudesse tornar-se mais produtivo e mais ágil simplesmente ao ingerir um componente?

Os nootrópicos prometem fazer isso!

Nootrópicos podem ser definidos como dezenas de substâncias que hoje possuem indicação de uso para melhora da função cerebral. Muitas destas substâncias vêm a partir de plantas ou mesmo nutrientes específicos.

Mas essas substâncias são capazes de promover este efeito de forma real? Há risco em fazer o uso destes produtos? Quais são os impactos no corpo e na saúde?

Se você quer saber a resposta para essas e outras perguntas, fica com a gente porque a Overclock vai te contar tudo que você precisa saber sobre os Nootrópicos!

  • Nootrópicos: de onde surgiram?
  • O que são os nootrópicos?
  • Quais suplementos podem ser considerados nootrópicos?
  • Conclusão

 


Nootrópicos: de onde surgiram?

Talvez você já tenha assistido ao filme "Sem limites", de 2011, estrelado por Bradley Cooper (se não, sugerimos que assista… É bem legal!!). Neste filme, o personagem central (Eddie Morra) está em decadência em sua vida e carreira. Em algum momento, um conhecido lhe oferece certa substância para auxiliar em seus problemas… Pronto! Tudo muda devido ao potencial de ativação cerebral de tal medicamento.

A substância em questão é uma droga experimental, o NZT-48, que age liberando 100% da atividade cerebral e os acontecimentos do filme mostram o quão potente esse tipo de substância pode ser (há até um site fanfic sobre a droga e seus efeitos (Saiba mais).

É claro que o filme é uma ficção… Mas pense: não seria sensacional se algo pudesse fazer com que nosso cérebro trabalhasse em uma velocidade muito maior do que estamos acostumados?

Esta não foi a única vez em que o cinema explorou esse efeito. Você pode conferir algumas sugestões como o filme "Scanners - sua mente pode destruir", de 1981, e "Fórmula 51", de 2001. A substância citada no filme leva o nome de POS 51, o que é bem interessante, pois a sigla significa power of suggestion (poder da sugestão) e a droga é, na verdade, um placebo sem efeito algum.

Pois bem… Mas existem substâncias capazes de promover este efeito de forma real? Há risco em fazer o uso destes produtos? Quais são os impactos no corpo e na saúde?

Vamos do começo… Claro! A ideia em criar algo para aumentar a capacidade cognitiva e o desempenho cerebral é extremamente antiga... Na verdade muito antiga. Civilizações ancestrais já faziam uso de plantas e extratos animais com este objetivo há mais de 5000 anos.

No início da segunda grande guerra, os soldados alemães do Terceiro Reich faziam uso de um produto chamado Pervitin. Seus efeitos eram assustadores, pois os soldados ficavam horas acordados, estimulados, agressivos, mais fortes e sem apetite, fazendo deles a máquina de guerra perfeita. A droga foi desenvolvida pela indústria farmacêutica alemã Temmler e era, na verdade, o início de uma era importante mas também perigosa, pois seu princípio ativo é a metanfetamina.

A metanfetamina é hoje considerada uma das piores drogas de abuso nos Estados Unidos, comercializada pelo nome de Cristal Meth. Há evidências de que os discursos inflamados de Adolf Hitler eram devido ao uso desta anfetamina.

Hoje, temos diversas substâncias no mercado que prometem melhorar o desempenho cerebral e estas tem sim aplicação médica e chamamos estas substâncias de "nootrópicos". Mas seu uso recreativo é um grave risco para a sociedade e pode levar a danos severos em pessoas que tomam sem necessidade clínica.


O que são os nootrópicos?

A palavra ou termo "nootrópico" vem do grego (nous, mente, trepein, dobrar) e começou a ser utilizada na década de 70 para se referir ao medicamento piracetam. Este produto é ainda comercializado sob prescrição médica e é indicado para vertigem, perda de memória e melhora cognitiva.

São dezenas de substâncias que hoje possuem indicação de uso para melhora da função cerebral. Muitas destas substâncias vêm a partir de plantas ou mesmo nutrientes específicos.

Vale lembrar que nosso cérebro funciona à base da ação dos neurotransmissores, que são responsáveis pela condução das informações e promoção dos efeitos bioquímicos em nosso organismo. Acetilcolina, noradrenalina, GABA, serotonina e glutamato são alguns neurotransmissores envolvidos na memória e desempenho cognitivo.

Portanto, a síntese e saúde dos neurotransmissores é essencial para a promoção do desempenho cerebral. Ainda é preciso ter uma boa circulação sanguínea, pois este levará oxigênio e nutrientes para todos os tecidos e, em especial, o sistema nervoso central.

Três substâncias ganham destaque pois estão sendo muito utilizadas com finalidade nootrópica: o metilfenidato (Ritalina), a lisdexanfetamina (Venvanse) e o modafinil (Stavgile). Seu uso é bastante conhecido entre estudantes, trabalhadores do segmento financeiro e motoristas de caminhão (estes usam como os famosos "rebites").

Este uso sem indicação médica e sem avaliação é bastante preocupante, pois os efeitos colaterais associados a estes medicamentos podem ser muito severos. Os usuários podem apresentar sintomas como disfunção cardíaca e até mesmo parada cardiorrespiratória, arritmias, tremores, irritabilidade, acidente vascular encefálico, crescimento do coração, insônia severa e dependência, podendo chegar até ao óbito.

Entre as plantas, as principais são a Rhodiola rosea, Bacopa monnieri, Eurycoma longifolia (ashwaganda), Panax ginseng, Illex paraguariensis (erva mate), Paullinia cupana (guaraná), Coffea arabica (café), Theobroma cacao (cacau), Ginkgo biloba, Camellia sinensis (chá verde) e Avena sativa (aveia).

Todas as plantas possuem ativos que podem favorecer a circulação sanguínea ou promover a síntese de neurotransmissores, melhorando as funções cerebrais.


Quais suplementos podem ser considerados nootrópicos?

A lista de suplementos considerados nootrópicos é também bastante extensa. Os nutrientes como as vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina D, minerais como selênio, cobre, zinco. magnésio e manganês, aminoácidos como leucina e serina e ácidos graxos (ômega 3, ômega 9), tem papel fundamental em processos bioquímicos e proteção do sistema nervoso.

Das substâncias isoladas, podemos citas a cafeína, phenibut, creatina, l-teanina, apigenina, teacrina, piperina, quercetina e muitos outros compostos. Antioxidantes  como coenzima Q10, resveratrol, inositol, n-acetil-cisteína, glutationa, fosfatidilserina, SAME (s-adenosil-l- metionina), estão entre as que possuem maior evidência científica.

Conclusão

Se você pensa em duplicar sua performance cerebral, lembre-se, se alimentar bem e com qualidade, prezar pelo sono e praticar atividade física regular são fundamentais para esta questão.

As concentrações dos ativos na fórmula de Overclock 2.0 foram pensadas de forma a promover melhor performance e desempenho físico e mental. Cada ativo na nossa nova versão possui função  importante para melhorar o desempenho neurológico.

Não é à toa que Overclock é o suplemento nootrópico mais completo do mercado, podendo elevar seu desempenho e melhorar sua performance.



Referências Bibliográficas:

LORCA C et al. Plant-derived nootropics and human cognition: A systematic review. Crit Rev Food Sci Nutr. 2022 Jan 3;1-25

MALIK M and TlUSTOS P. Nootropics as Cognitive Enhancers: Types, Dosage and Side Effects of Smart Drugs. Nutrients. 2022 Aug 17;14(16):3367

SCHIFANO F et al. Benefits and Harms of 'Smart Drugs' (Nootropics) in Healthy Individuals. Drugs. 2022 Apr;82(6):633-647


*José Henrique Bomfim é Farmacêutico Bioquímico, mestre em toxicologia, doutor em farmacologia clínica e consultor científico da Overclock


.

RELATED ARTICLES

t4s-avatar
yukjh

hgjkhj

June 20, 2023 at 17:03pm
t4s-avatar
Erika

overclock arrasando sempre nos conteúdos

April 12, 2023 at 16:11pm
t4s-avatar
Rodrigo

Conteúdo 10/10

April 12, 2023 at 16:07pm
t4s-avatar
Megan

Super relevante o conteúdo!

April 12, 2023 at 16:01pm
t4s-avatar
karina

Muito bom o texto!! Overclock sempre inovando e trazendo conteúdo relevante para sua comunidade!!!!!

April 11, 2023 at 19:21pm

Deixe um comentário