Carnaval e excessos: Como os suplementos alimentares podem proteger e recuperar nosso organismo através da detoxificação?

Carnaval e excessos: Como os suplementos alimentares podem proteger e recuperar nosso organismo através da detoxificação?

 

Por José Henrique Bomfim, Ph.D.*

Carnaval... excessos.. E festa!

Como os suplementos alimentares podem proteger e recuperar nosso organismo através da detoxificação?

É muito importante que, durante os dias de folia, a pessoa saiba que o organismo possui limitações e ao extrapolar estes limites, a conta pode chegar.

Mas calma: sem Pânico! O Overblog vai te explicar tudo que você precisa saber sobre suplementação e detox do seu organismo.

Só para adiantar, vamos passar pelos seguintes tópicos:

  • Carnaval, excessos e o que fazer?
  • O que é detox? E como ele funciona?
  • Compostos "detox"e como eles agem
  • Suplementos alimentares e proteção do fígado
  • Conclusão

CARNAVAL, EXCESSOS E O QUE FAZER?

Durante ao menos uma semana inteira, para muitas pessoas, o carnaval representa um momento de extrema alegria e diversão. Mas para muitos, não há como desfrutar das festas sem levar o organismo ao extremo. 

O desgaste físico e a falta de hidratação neste período, somados ao abuso de etanol e a uma alimentação totalmente desregulada e de baixa qualidade podem promover danos de grande consequência na saúde geral.

É muito importante que, durante os dias de folia, a pessoa saiba que o organismo possui limitações e ao extrapolar estes limites, a conta pode chegar.

Mas calma… Nada de pânico!

Existe um sistema de reparo do organismo extremamente eficaz e que conhecemos popularmente como "detox". Na verdade, o termo correto em português é "desintoxicação", mas adaptamos do inglês a palavra "desintoxicação" ou "detox".

O QUE É DETOX? COMO ELE FUNCIONA?

Este sistema é o que nos protege durante a vida em relação à exposição aos mais diversos agentes agressores do organismo. Compostos como os pesticidas nos alimentos, poluentes, aditivos alimentares, etanol, tabaco, medicamentos e toxinas bacterianas estão entre os principais alvos deste sistema, que é coordenado por nosso fígado.

Sim, este órgão é o grande responsável pela transformação de substâncias para sua posterior eliminação, este processo é chamado de metabolização ou biotransformação e ocorre a cada instante no fígado.

Imagine se este sistema não funcionasse de forma constante? Quaisquer resíduos de agentes químicos presentes nos alimentos poderiam nos levar a uma intoxicação severa ou até mesmo ao desenvolvimento de doenças como o câncer. Neste ponto, o sistema de detoxificação faz seu papel e previne o organismo em relação a estes eventos. Mas tudo é questão de equilíbrio, ou seja, o sistema possui limitações e o abuso, a exposição constante e o grau de dano de um agente podem determinar que nosso fígado não consiga promover os eventos de proteção.

Outra situação que pode atrapalhar a detoxificação seria uma disfunção hepática, por alguma doença ou mesmo por não ingerirmos compostos que participam da manutenção da saúde hepática.

Sim..... diversos compostos de nossa dieta trabalham em conjunto para garantir o bom funcionamento do sistema de detoxificação.

COMPOSTOS DETOX E COMO ELES AGEM

Vamos elencar aqui os atores principais que são os responsáveis pelo bom funcionamento do sistema de detoxificação e como podemos melhorar as funções relacionadas a este sistema.

Vitaminas do complexo B

Não há como o fígado funcionar adequadamente sem o aporte constante das vitaminas do complexo B. Cada uma atua em um determinado momento do metabolismo para promover as funções relacionadas ao processo de detoxificação. Dentre elas, destacamos as vitaminas B1 (tiamina), B3 (nicotinamida), B5 (ácido patotênico),B6 (piridoxina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina). Estas vitaminas elencadas atuam por duas vias: participando das funções enzimáticas do fígado, que são responsáveis pelos efeitos de metabolização e promovendo proteção constante às células hepáticas.

Não há funcionamento do fígado sem a ingestão adequada destas vitaminas.

Biotina e colina

Estas duas vitaminas têm papel de destaque na proteção e recuperação hepática. Biotina e colina fazem parte das vitaminas do complexo B (B7 e B8 respectivamente) e são as mais pesquisadas em relação às funções relacionadas à detoxificação.

Biotina atua, principalmente regulando os genes que produzem as enzimas hepáticas necessárias para as funções detox.

A colina atua no metabolismo da homocisteína, junto à vitamina B12, regulando os processos inflamatórios e prevenindo o dano hepático.

Compostos antioxidantes

Os compostos bioativos naturais são potenciais aliados do nosso organismo. Boa parte destes compostos são necessários para o funcionamento e para a manutenção e proteção dos órgão e tecidos.

Nas situações de estresse anormal, como no caso dos abusos ligados ao carnaval, é muito importante que possamos restabelecer as funções celulares ingerindo compostos antioxidantes (https://bebaoverclock.com.br/blogs/novidades/o-que-sao-polifenois-e-quais-os-beneficios-em-relacao-a-performance). Estes ativos nos servem de barreira protetora e também como agentes recuperadores do dano.

Dentre eles, podemos destacar as vitaminas A, C, D, E e K, que possuem função antioxidante de extrema importância. Além delas, os polifenóis de vegetais (antocianinas, proantocianidinas, terpenos, carotenóides, catequinas) são poderosas armas contra o dano hepático e para o organismo  no geral.

Outro composto que mantém as funções celulares e promove o aumento no metabolismo energético é a coenzima Q10, que também tem potente função antioxidante, principalmente na membrana celular.

Além destes, os minerais têm papel fundamental no sistema antioxidante. Os principais minerais que possuem esta função são o zinco, selênio, cobre, manganês, magnésio, ferro e iodo.

O consumo adequado destas substâncias tende a promover recuperação celular no caso de dano ou estresse oxidativo, além de manutenção das funções fisiológicas e prevenção de doenças.

Estes compostos estão presentes em grandes quantidade em vegetais como os condimentos (açafrão, orégano, hortelã, canela, cravo), vegetais coloridos (pimentão, tomate, cenoura, beterraba), vegetais e folhas verdes (brócolis, couve, espinafre) e seu consumo deve ser regular.


SUPLEMENTOS ALIMENTARES E PROTEÇÃO DO FÍGADO

A suplementação destes compostos é necessária diante da não ingestão adequada dos alimentos ricos em vitaminas, minerais e compostos bioativos. É importante que seja feita avaliação da necessidade ou não de suplementação.

Mas, em se tratando de situações de estresse elevado, como no caso das festas de carnaval, a suplementação pode ser uma arma muito poderosa em relação à prevenção de dano e recuperação do organismo.

Nestas situações, uma combinação destes agentes pode ser vantajosa e de extrema importância.

CONCLUSÃO

A composição do Overclock 2.0 traz todos os benefícios das vitaminas do Complexo B, colina, biotina, vitaminas A, C, D e E, além dos polifenóis, coenzima Q10 e mioinositol e este pode ser um grande aliado de prevenção e na recuperação após danos causados por possíveis abusos no período de festas.



Referências Bibliográficas:

BETHESDA. LiverTox: Clinical and Research Information on Drug-Induced Liver Injury. NCBI Bookshelf, 2021.

LICAT A et al. The Role of Vitamin Deficiency in Liver Disease: To Supplement or Not Supplement? Nutrients. 2021 Nov 10;13(11):4014.

PERUMPAIL B et al. Potential Therapeutic Benefits of Herbs and Supplements in Patients with NAFLD. Diseases. 2018 Sep 10;6(3):80.

SEEFF L et al. Hepatotoxicity of herbals and dietary supplements. In, Kaplowitz N, DeLeve LD, eds. Drug-induced liver disease. 3rd ed. Amsterdam: Elsevier, 2013: pp, 631-57.


*José Henrique Bomfim é Farmacêutico Bioquímico, mestre em toxicologia, doutor em farmacologia clínica e consultor científico da Overclock




RELATED ARTICLES

Deixe um comentário