O que são polifenóis e quais os benefícios em relação à performance?

O que são polifenóis e quais os benefícios em relação à performance?

Por José Henrique Bomfim, Ph.D.*

Você sabia que os polifenóis podem ser um grande aliado para sua performance?

Os polifenóis são uma categoria de antioxidantes que estão presentes na composição dos vegetais. Povos com os indianos, japoneses e árabes usam estes compostos há mais de 5000 anos, em suas dietas, na forma de especiarias. Mas diversas frutas e legumes também são ricos nestes compostos.

As berries (como: amoras, mirtilo, morango, framboesa, oxicoco) tem elevadas concentrações destes compostos e as pesquisas sobre os efeitos do consumo regular destas frutas demonstram grandes benefícios em relação à prevenção e redução de sintomas de doenças (neurológicas, cardiovasculares, mentais) e aumento da performance em atletas e não atletas.

Quer saber como essas substâncias agem no nosso corpo e quais os principais benefícios para a saúde? Então fica com a gente porque o Overblog vai contar tudo que você precisa saber.

Só para adiantar, vamos passar pelos seguintes tópicos:

  • O que são polifenóis? E como eles agem no nosso organismo?

  • Como consumir polifenóis? Quais as principais fontes?

  • Quais os benefícios de consumir polifenóis da cranberry? E quais os impactos na performance?

  • Conclusão

 

O QUE SÃO POLIFENÓIS? E COMO ELES AGEM NO NOSSO ORGANISMO?

Polifenóis, antocianinas, proantocianidinas, terpenos… Ufa!

Nomes bem complicados que até parecem poesia aos nossos ouvidos, não é? Mas você tem ideia do que são estas substâncias?

Nosso corpo está em constante trabalho, seja físico ou mesmo mental. O cérebro nunca para de funcionar, mantendo todas as funções fisiológicas em perfeito equilíbrio. 

Mas este equilíbrio é constantemente ameaçado por diversos fatores… Agentes químicos nos alimentos, poluentes, estresse ambiental, estresse mental, sobrecarga de trabalho e diversas outras questões que podem levar ao dano no nosso organismo.

E como o organismo se defende desse constante ataque? Pois bem, é aí que entram em cena os compostos antioxidantes. Nossas defesas naturais contra este ataque, é o que garante o equilíbrio das funções vitais.

Este ataque tem um nome: estresse oxidativo. E os vilões destes eventos são chamados radicais livres.

A todo momento entramos em contato com estes "vilões" e nosso corpo precisa eliminar seu excesso e prevenir o dano nos órgãos e tecidos.

É aí que entram em cena os compostos antioxidantes. As vitaminas e minerais que ingerimos na alimentação são capazes de manter este equilíbrio, até certo ponto. Muitas vezes precisamos de substâncias mais poderosas, que possam criar uma barreira protetora, fazendo com que nossa performance seja restabelecida.

Estas substâncias estão presentes em diversos alimentos e, os mais poderosos contra os ataques dos radicais livres são um grupo chamado de polifenóis.

Os polifenóis são uma categoria de antioxidantes que estão presentes na composição dos vegetais e são responsáveis pela aparência e defesa contra a oxidação nas plantas. Muitos destes são pigmentos, que conferem coloração ao vegetal e isto é fundamental para atrair insetos polinizadores. Cores vibrantes e chamativas fazem com que os insetos busquem aquela planta e isso permite a reprodução do vegetal.

COMO CONSUMIR POLIFENÓIS? QUAIS AS PRINCIPAIS FONTES?

Povos com os indianos, japoneses e árabes usam estes compostos há mais de 5000 anos, em suas dietas, na forma de especiarias. Mas diversas frutas e legumes também são ricos nestes compostos.

Um grupo de frutas em particular, as berries (amoras, mirtilo, morango, framboesa, oxicoco), tem elevadas concentrações destes compostos e as pesquisas sobre os efeitos do consumo regular destas frutas demonstram grandes benefícios em relação à prevenção e redução de sintomas de doenças (neurológicas, cardiovasculares, mentais) e aumento da performance em atletas e não atletas.

No caso da cranberry (oxicoco), a concentração de polifenóis é elevadíssima e os principais compostos encontrados são as proantocianidinas. Em termos de quantidade destes compostos, a cranberry ou oxicoco, possui maior concentração de polifenóis em comparação à blueberry (mirtilo), morango, uva e cereja, o que faz desta fruta um poderoso alimento,

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE POLIFENÓIS DA CRANBERRY? E QUAIS OS IMPACTOS NA PERFORMANCE?

Em um recente artigo publicado em 2022, são descritos os benefícios dos polifenóis da cranberry em relação à prevenção de carcinomas e imunidade geral. 

A autoridade europeia de segurança de alimentos (European food safety authority - EFSA) recomenda o consumo deste alimento para promoção da saúde cerebral e geral do organismo.

CONCLUSÃO

Foi a partir deste conhecimento que a cranberry foi incorporada na nossa nova fórmula, o Overclock 2.0, que além do extrato de cranberry, possui outros ativos com poder antioxidante e que melhoram a performance no geral, como inositol, tirosina, taurina, coenzima Q10, vitaminas ABCDE e as consagradas colina, biotina e cafeína, presentes na nossa fórmula original.

Overclock é um nootrópico natural que melhora a performance em atividades que necessitam foco e concentração, agora com mecanismos de defesa antioxidantes, aumento de desempenho físico e cognitivos e manutenção do sistema imunológico.

Venha experimentar. Torne-se 2.0!

Referências Bibliográficas

LAVEFVE L et al. Berry polyphenols metabolism and impact on human gut microbiota and health. Food Funct. 2020 Jan 29;11(1):45-65 WEH K et al.

Cranberry Polyphenols in Esophageal Cancer Inhibition: New Insights. Nutrients 2022, 14, 969.

 

*José Henrique Bomfim é Farmacêutico Bioquímico, mestre em toxicologia, doutor em farmacologia clínica e consultor científico da Overclock

RELATED ARTICLES

t4s-avatar
Ronaldo Razera

Isso é bom ????

February 13, 2024 at 10:19am
t4s-avatar
Ronaldo Razera

Isso é bom ????

February 13, 2024 at 10:19am
t4s-avatar
LUCAS DA PAZ

Este é polivitaminico ou um afrodisíaco.

September 8, 2023 at 18:52pm

Deixe um comentário