Por José Henrique Bomfim, Ph.D.*
No Brasil, o programa televisivo Big Brother Brasil, teve início em 2001. Este modelo de "reality show", na verdade, não teve seu início no país com o BBB. Anteriormente, o programa "no limite" já utilizava este modelo de pauta - seguir ao dia a dia dos participantes do show. No caso do programa "no limite", os participantes eram levados a uma região remota e passavam por provas de sobrevivência.
Mas este modelo já havia sido explorado, ao menos nos cinemas. O filme "O show de Truman" (1998), mostra como as pessoas se comportam ao serem expostas a um programa transmitido por 24 horas diárias, que segue a vida e o dia a dia de uma pessoa em um ambiente criado pela emissora. Neste caso de ficção, o protagonista não faz ideia de que sua vida é seguida pelos telespectadores desde sua concepção e nascimento... o que acaba sendo um tanto quanto bizarro.
Mas porque as pessoas, no geral, se interessam tanto por observar o comportamento de outros humanos? Este processo, na verdade, possui uma explicação científica e que, sim, tem a ver com comportamento.
Fica com a gente que a Overclock vai te explicar porque isso acontece.
Vamos passar pelos seguintes tópicos:
- Como agimos? E o que motiva as nossas ações?
- Eventos cerebrais: como eles são capazes de nos dominar
- O que prende a nossa atenção? Por que o BBB nos deixa tão vidrados?
- Conclusão
COMO AGIMOS? E O QUE MOTIVA AS NOSSAS AÇÕES?
Somos, basicamente, a junção de tudo o que observamos e aprendemos desde nossa primeira infância. Na fase adulta, selecionamos o que queremos reproduzir diante de nossas experiências e fatores culturais e morais. E isso se reflete na questão de observar o comportamento de outros seres humanos - queremos saber se as pessoas apresentam comportamentos semelhantes, se sentem emoções como as nossas, se executam ações de maneira parecida com as nossas.
Um exemplo de fácil entendimento sobre como preferimos ver o comportamento humano pode ser uma briga de trânsito ou uma discussão na rua. Tenha certeza que as pessoas irão observar as cenas do que poderá ocorrer (atualmente, as pessoas filmam e publicam nas redes sociais…)
Isso é parte de nossa sobrevivência como espécie. Qualquer espécie exibe este comportamento, sendo que algumas ações são preservadas nos genes e não necessitamos aprendizado (um exemplo é a proteção de nosso corpo diante de uma ameaça, ou mesmo respirar). Estas ações que são instintivas, são preservadas em nosso sistema nervoso autônomo e podem sofrer mudanças e adaptações no decorrer da vida (podemos escolher a dor ou prazer que antes eram inibidos).
EVENTOS CEREBRAIS: COMO ELES SÃO CAPAZES DE NOS DOMINAR
Mas quem está por trás destes eventos cerebrais? Quem promove a escolha das situações onde teremos mais foco?
O importante é compreender que, ao assistir a um programa como BBB, basicamente temos estes quatro eventos ocorrendo de forma simultânea: foco, concentração (atenção e alerta), aprendizado e memória.
O que são Foco e Atenção?
Nosso cérebro está constantemente sendo bombardeado com uma série de informações sensoriais do nosso ambiente. Mas há um limite para quanta informação, momento a momento, o cérebro pode processar de forma eficaz.
Para superar esse espaço, o cérebro desenvolveu um sistema eficaz para priorizar as informações recebidas. Um mecanismo pelo qual apenas as informações mais relevantes e importantes são focadas, e o resto - o ruído - é "ignorado". Este mecanismo é a atenção.
Seu cérebro está se concentrando em muito mais do que você imagina. Embora você esteja mais consciente de sua atenção quando está conscientemente tentando se concentrar em algo, ou quando está procurando por algo, seu cérebro está realmente prestando atenção em milissegundos a todo um mundo de informações das quais você não está ciente - algo que está acontecendo em um nível subconsciente.
Quais são os diferentes tipos de atenção?
Imagine que você está andando por uma rua movimentada. Há cores, formas, sons, todos saltando para você e chamando sua atenção. Isso é chamado de atenção exógena. Este estado ocorre quando seu mundo sensorial está conduzindo as informações que você percebe. Onde a voz mais alta ou a cor mais brilhante “ganha”, por assim dizer, e faz com que você reoriente repentinamente seu foco.
O sistema de atenção do seu cérebro também ajuda você a mudar seu foco para frente e para trás conforme necessário. Ele também permite que você divida sua atenção entre duas coisas ao mesmo tempo quando está tentando realizar várias tarefas ao mesmo tempo. E enquanto em algumas ocasiões você só precisa focar sua atenção por um momento, outras vezes você precisa manter seu foco ao longo do tempo - a chamada atenção sustentada.
É este último processo de ser capaz de manter sua atenção seletivamente em um determinado objetivo ou tarefa, enquanto bloqueia o ruído indesejado durante um período de tempo, que permite que você alcance o foco mental. No caso apresentado por nós, do BBB, o comportamento humano é um dos principais alvos de nosso cérebro.
O QUE PRENDE A NOSSA ATENÇÃO? POR QUE O BBB NOS DEIXA TÃO VIDRADOS?
Não existe um único “centro de atenção” em seu cérebro. Ao invés disso, sua capacidade de focar sua atenção depende de uma ampla rede de regiões cerebrais que compõem coletivamente o “sistema de atenção”. Este é um sistema que se relaciona intimamente com seus pensamentos, ações e sentimentos e os ajuda a operar melhor. O envolvimento dessa rede, portanto, não apenas melhora não apenas seu foco de atenção, mas também o foco de sua mente.
Neuromoduladores ou neurotransmissores como acetilcolina, dopamina e noradrenalina desempenham um papel importante na atenção e no foco. Cada um desempenha um papel crítico para garantir que você possa efetivamente concentrar sua atenção onde for necessário, sendo a acetilcolina a responsável pela atenção, aprendizagem e memória, a dopamina garante que você mude seu foco de maneira flexível, a noradrenalina atua na excitação cerebral levando a melhorias no funcionamento cognitivo.
CONCLUSÃO
Portanto, essas decisões têm relação direta com nossa cultura e questões sociais, mas não devemos esquecer de que o comportamento em relação à observar outros humanos e como eles se comportam em determinadas situações, é comum e tem tudo a ver com nossa mente.
Quer fazer o seu cérebro atingir seu potencial máximo? Conte com a Overclock!
Referências Bibliográficas:
EUFRIED D et al. Neurochemistry of Visual Attention. Front Neurosci. 2021 May 5;15.
NOUDOOST B, MOORE T. The role of neuromodulators in selective attention. Trends Cogn Sci
. 2011 Dec;15(12):585-9.
THIELE A, BELLGROVE MA. Neuromodulation of Attention. NEURON. 2018 FEB 21;97(4):769-785.
*José Henrique Bomfim é Farmacêutico Bioquímico, mestre em toxicologia, doutor em farmacologia clínica e consultor científico da Overclock