TDAH - como os suplementos podem auxiliar quem possui esta condição?

TDAH - como os suplementos podem auxiliar quem possui esta condição?

Por José Henrique Bomfim, Ph.D.*


Sintoma do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, mais conhecido como TDAH, é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância, cujos sintomas clássicos são a desatenção, inquietude e impulsividade, além do hiperfoco.

Mas afinal, quais as principais causas e sintomas do TDAH? Como identificar os sintomas e buscar tratamento? Quais os impactos da alimentação e nutrição? E será que existe algum tipo de suplementação capaz de auxiliar quem possui essa condição?

A Overclock vai responder essas e outras perguntas, te deixar bem informado e te contar tudo que você precisa saber sobre TDAH.

Só para adiantar: nós vamos passar pelos seguintes tópicos:

  • O que é TDAH? E quais os principais sintomas?
  • Quais as principais causas do TDAH?
  • Quais as formas de tratamento de TDAH?
  • Os impactos da nutrição e da suplementação em portadores de TDAH
  • Um aliado!

O QUE É TDAH? E QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS?

É muito comum, principalmente em algumas faixas etárias, a falta de interesse e concentração, além da desatenção em determinadas situações. Na infância e, principalmente na adolescência, este tipo de comportamento é quase que um pré requisito muitas vezes. Entretanto, é preciso identificar se esta falta de atenção corriqueira não esteja relacionada a um sintoma do Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade, o TDAH (em inglês a sigla é ADHD, ainda utilizando o termo "doença").

O TDAH é reconhecido como doença pela Classificação Internacional de Doenças, o CID-10 (CID F90.0 – DISTÚRBIOS DA ATIVIDADE E DA ATENÇÃO (TDAH)) e, portanto, deve ser identificado e diagnosticado por profissional médico, além de ter diretrizes para seu tratamento (outros profissionais podem identificar os sinais do transtorno e sugerirem o encaminhamento ao psiquiatra).

Esta condição é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente dura toda a vida. Seus sintomas clássicos são a desatenção, inquietude e impulsividade, além do hiperfoco (estado de concentração intensa e sustentada de uma pessoa por uma tarefa ou um conjunto de estímulos específicos, como um estado de absorção completo - leia o texto no Overblog sobre Lionel Messi e hiperfoco para compreender melhor).

QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS DO TDAH?

As causas para esta condição são multifatoriais e tem relação com questões genéticas/hereditárias (os genes parecem ser responsáveis não pelo transtorno em si, mas por uma predisposição ao TDAH), substâncias ingeridas durante a gravidez (a ingestão de álcool e nicotina durante a gestação tem forte associação ao risco de desenvolvimento do transtorno pela criança), sofrimento fetal (problemas durante o parto), exposição ao chumbo na infância, questões familiares (alto grau de discórdia conjugal, baixa instrução da mãe, famílias com apenas um dos pais, funcionamento familiar caótico e famílias com nível socioeconômico mais baixo - normalmente agravam o TDAH e não são a causa) e outras causas sugeridas como   corante amarelo, aspartame,  luz artificial, deficiência hormonal (principalmente da tireóide) e deficiências vitamínicas na dieta.

QUAIS AS PRINCIPAIS FORMAS DE TRATAMENTO DE TDAH?

Sobre o tratamento, este consiste em uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador da condição. A medicação, na maioria dos casos, faz parte do tratamento, mas deve ser feita juntamente à  psicoterapia, mais precisamente a Terapia Cognitivo Comportamental, realizada por psicólogo. Nestes casos, são utilizados medicamentos como anfetaminas (lisdexanfetamina e metilfenidato), Atomoxetina (um antidepressivo de origem, mas hoje direcionado ao TDAH), antidepressivos como a nortriptilina e imipramina e o modafinil (medicamento para um tipo de sono profundo - a narcolepsia).

O grande problema destes medicamentos está relacionado aos efeitos colaterais severos, como dependência e alterações neurológicas e hormonais.

O acompanhamento com fonoaudiólogo é recomendado em casos específicos onde existem, simultaneamente, Transtorno de Leitura (Dislexia) ou Transtorno da Expressão Escrita (Disortografia). Mesmo o TDAH não sendo um problema de aprendizado, como a Dislexia e a Disortografia, é muito importante este seguimento, pois no TDAH, dificuldades em manter a atenção, a desorganização e a inquietude atrapalham bastante o rendimento dos estudos.

Mais recentemente, a nutrição foi incorporada como um dos pilares para o tratamento do TDAH, uma vez que a carência de determinados nutrientes tem forte relação aos agravos nos sintomas do TDAH. Um dos pontos chave e de destaque no papel do nutricionista com estes pacientes é a busca no equilíbrio nutricional a partir da dieta e suplementação, se necessário.

O IMPACTO DA NUTRIÇÃO E DA SUPLEMENTAÇÃO EM PORTADORES DE TDAH

Sabemos que as crianças portadoras desta condição acabam consumindo muitos alimentos ultraprocessados (doces, embutidos, snacks) e isso é fator de agravo para o transtorno, uma vez que os aditivos alimentares podem interferir na síntese e produção de neurotransmissores, além de aumentarem o dano oxidativo através da produção de radicais livres.

Portanto, as estratégias de suplementação devem envolver compostos antioxidantes, formando uma barreira de proteção contra os radicais livres em excesso (podem reduzir as funções fisiológicas), neuroregulação (compostos que aumentam a síntese de neurotransmissores) e melhora da função intestinal, o que permite uma melhor absorção dos nutrientes.

Pacientes nestas condições costumam apresentar níveis baixos de vitaminas B6, B9 e B12, necessárias para a síntese de neurotransmissores e metabolismo da homocisteína (substância que pode estar relacionada com sintomas do TDAH). Importante que sejam dosadas e suplementadas se necessário.

Além destas vitaminas do complexo B, outros nutrientes e copostos bioativos podem contribuir para a redução da hiperatividade e desanteção. Diversos estudos mostram que magnésio (aproximadamente 6 mg/kg/dia), zinco (15 mg/dia), ferro, vitamina D (50 mcg ou 2000 UI/dia), ácidos graxos poliinsaturados (ômegas 3, 6 e 9) estão ligados a uma melhora nos sintomas do TDAH.

Como barreira de neuroproteção, antioxidantes como as antocianinas, polifenois, coenzima Q10 (50 a 200/mg/dia) e as vitaminas A, C e E, devem ser considerados como opções no TDAH e suplementados sempre diante da necessidade.

Compostos como a fosfatidilserina e mioinositol tem papel chave na redução dos estados de agitação, normais no TDAH. 

Um nutriente de extrema importância é a colina, precursora da acetilcolina, fundamental para mediar o controle motor, aprendizado, memória e atenção. A suplementação de colina  (100 a 500 mg/dia) pode e deve ser considerada para estas situações. Estudos mostram que no TDAH, há alterações no gene do transportador da colina, interferindo na síntese da acetil colina e aumentando os riscos de sintomas nesta condição.

A cafeína também pode ser uma opção interessante para a suplementação no TDAH. Seus benefícios no foco, concentração, neuroestimulação e neuroproteção, conferem a ela um status de composto neuroprotetor e de neuroregulação, melhorando questões de atenção e hiperatividade. Importante ressaltar que, nas dosagens recomendadas como suplemento alimentar, a cafeína não causa eventos de excitabilidade, normalmente associados às anfetaminas.

Percebemos o quanto os compostos bioativos e nutrientes podem interferir no processo de agravo dos sintomas do TDAH. Todas as pesquisas atuais sugerem que, devido aos riscos associados aos medicamentos, a suplementação de compostos antioxidantes, neuroprotetores, neuroreguladores e neuroprotetores é uma das principais estratégias na contenção dos sintomas do TDAH. Lembrando que a suplementação deve estar associada a uma dieta selecionada para estes pacientes.

UM ALIADO!

Overclock pode ser um aliado eficaz para as pessoas nestas condições. As dosagens dos compostos em sua formulação fazem com que Overclock possa ser utilizado com segurança por pessoas com esta condição e com a vantagem de poder trazer ganhos importantes na redução dos sintomas e melhora das funções neurológicas no TDAH.

Suplementação a base de colina, cafeína e vitaminas do complexo B, Overclock é capaz de aumentar os níveis de foco, concentração e disposição. Garantindo o estímulo extra para trabalhar, estudar, treinar ou jogar!

comprar agora


Referências Bibliográficas:

BLOCH M and MULQUEEN J. Nutritional supplements for the treatment of ADHD. Child Adolesc Psychiatr Clin N Am. 2014 Oct;23(4):883-97

JUPP BB et al. Diminished Myoinositol in Ventromedial Prefrontal Cortex Modulates the Endophenotype of Impulsivity. Cereb Cortex . 2020 May 14;30(5):3392-3402.

NEWMARK S.  10 Supplements and Vitamins for ADHD Symptom Control. Additude. Nov, 2022. Disponível em: https://www.additudemag.com/vitamins-minerals-adhd-treatment-plan/

VASQUEZ J et al. Effects of Caffeine Consumption on Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) Treatment: A Systematic Review of Animal Studies. Nutrients 2022, 14, 739

Wolraich M et al. SUBCOMMITTEE ON CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH ATTENTION -DEFICIT/HYPERACTIVE DISORDER. Clinical Practice Guideline for the Diagnosis, Evaluation, and Treatment of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder in Children and Adolescents. Pediatrics. 2019;144(4)


*José Henrique Bomfim é Farmacêutico Bioquímico, mestre em toxicologia, doutor em farmacologia clínica e consultor científico da Overclock

RELATED ARTICLES

Deixe um comentário