Por José Henrique Bomfim, Ph.D.*
A Overclock é a primeira performance drink do Brasil, isto é, uma bebida que irá promover ganhos reais em relação ao desempenho físico e mental. Seu benefício principal está diretamente ligado à forma com que os compostos bioativos e nutrientes de sua formulação única atuam no organismo de forma complementar.
Neste texto, entenderemos porque Overclock, além de ser uma bebida funcional e um "energético gamer", pode ser utilizado como um suplemento de performance cognitiva, já que seus efeitos se somam e promovem resultados benéficos em relação à memória, foco, concentração, tempo de reação, tomada de decisões e saúde no geral. Assim, mostraremos que nosso nootrópico em pó é ideal para aqueles que buscam mais performance nas atividades que envolvem estímulos mentais, como, por exemplo, ampliar sua produtividade no trabalho!
MAS… POR QUÊ?!
Como base, a Overclock utiliza maltodextrina em uma concentração baixa, com somente 26 kcal por dose. Além disso, utiliza-se como edulcorante a sacarose e o produto é livre de gorduras e sódio.
Vejamos como cada um dos compostos atua no organismo e quais os benefícios de seu consumo como suplemento alimentar:
Cafeína: a cafeína é um composto presente em diversas espécies vegetais, como o café, erva mate, chá verde, noz de cola e guaraná. É a substância psicoativa mais consumida no planeta. Seus efeitos neuroestimulantes e neuroprotetores são amplamente descritos na literatura científica, com benefícios demonstrados para idosos, doença de Alzheimer, Parkinson, demência e esclerose lateral amiotrófica. No esporte, a cafeína é o suplemento alimentar com maior evidência científica de melhora no desempenho de diversas modalidades, como endurance, ciclismo e natação. Nas doses utilizadas como suplemento alimentar, a cafeína é extremamente segura e irá promover aumento do estado de alerta, melhorias no foco e concentração. Os efeitos ligados à insônia somente são vistos em altas doses e, por isso, a cafeína deve ser consumida de maneira responsável (a Overclock apresenta 99 mg por dose, respeitando os limites de ingestão segura).
Colina: a colina, hoje classificada como vitamina do complexo B (B8), é um dos ativos mais importantes para a manutenção da memória, principalmente a de curto e médio prazo. Ela pode ser encontrada em diversos alimentos de origem animal, como fígado de boi e ovos. Entretanto, para conseguirmos uma quantidade ideal diária, temos de ingerir grandes porções destes alimentos e isso, muitas vezes, pode ser inviável. A suplementação de até 550 mg/dia tem o benefício de promover a síntese do neurotransmissor acetilcolina, responsável direto pela memória e aprendizado, além de dezenas de outras funções de extrema importância no organismo. Na forma de fosfatidilcolina, serve como doadora de fosfato e promove a manutenção da energia nas células, essencial para o metabolismo humano. A literatura sobre a utilização da colina como suplemento alimentar demonstra amplo benefício ligado a pacientes com transtornos cognitivos e perda de memória.
Vitaminas do Complexo B: Overclock apresenta, em sua composição, as vitaminas B1 (tiamina), B3 (nicotinamida), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina). As dosagens dessas vitaminas no suplemento seguem as recomendações de ingestão diária para consumo. As principais fontes alimentares dessas vitaminas são os cereais, alimentos de origem animal e diversos vegetais. Elas são fundamentais para nosso metabolismo geral, e exibem papel de destaque em relação ao funcionamento do sistema nervoso central. Em conjunto na suplementação, irão favorecer a proteção hepática contra danos causados por toxinas, bem como a inativação de radicais livres, compostos reativos que surgem em situações de estresse em nosso organismo e que aumentam os riscos de doenças crônicas e o desgaste precoce das funções orgânicas, com destaque para as vitaminas B1, B2, B3 e B12 em relação à neuroproteção, memória e aprendizado. O gasto energético que ocorre durante jogos, atividades físicas, trabalho e estudo, pode levar ao estresse oxidativo e isso acaba por atrapalhar o desempenho na realização das atividades ou mesmo causando danos mais severos ao organismo. É muito importante que seja feita uma suplementação de qualidade, junto ao sono adequado e bons hábitos alimentares e de vida.
Cada vitamina do complexo B atua em mais de 200 reações de nosso metabolismo, exercendo diversas funções vitais para a manutenção das funções orgânicas. Neste contexto, podemos descrever algumas das principais funções de cada vitamina de forma isolada:
- Tiamina (vitamina B1): favorece a imunidade e é essencial para a comunicação entre os neurônios.
- Niacina (vitamina B3): regula o metabolismo energético, garantindo o correto funcionamento do sistema neurológico e do organismo em sua totalidade.
- Ácido pantotênico (vitamina B5): reduz os sintomas de cansaço, fadiga, estresse e ansiedade, e promove o fortalecimento da imunidade.
- Piridoxina (vitamina B6): auxilia na produção de neurotransmissores e é um poderoso antioxidante do sistema nervoso central.
- Biotina (vitamina B7): regula a síntese de proteínas e células no sistema nervoso central.
- Ácido fólico (vitamina B9): melhora as funções cognitivas, o sistema imunológico e promove o transporte de nutrientes, sendo fundamental ao desempenho físico e neurológico.
- Cobalamina (vitamina B12): é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central, além de ser responsável pela síntese das células vermelhas no sangue, que transportam oxigênio ao cérebro e demais órgãos.
O RESULTADO DISSO…?
É exatamente devido ao sinergismo dos efeitos desempenhados pelos compostos ativos da formulação que a Overclock promove aumento na performance geral, podendo ser uma forte aliada na realização de atividades do dia a dia – como trabalhar!
Ao utilizar Overclock, os ganhos diretos podem ser observados em relação à tomada de decisões, estratégia, tempo de reação, foco, memória, cognição e energia, fazendo com que os resultados na atividade realizada sejam ampliados e, por isso, o suplemento é essencial para quem busca melhora na performance e no desempenho mental!
*José Henrique Bomfim é Farmacêutico Bioquímico, mestre em toxicologia, doutor em farmacologia clínica e consultor científico da Overclock
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BLUSZTAJN, J. et al. Neuroprotective Actions of Dietary Choline. Nutrients. Published online 2017, Jul 28.
FORD T. et al. The Effect of a High-Dose Vitamin B Multivitamin Supplement on the Relationship between Brain Metabolism and Blood Biomarkers of Oxidative Stress: A Randomized Control Trial. Nutrients. 2018 Dec 1;10(12):1860.
KENNEDY, D. B Vitamins and the Brain: Mechanisms, Dose and Efficacy—A Review. Nutrients. 2016 Feb; 8(2): 68.
KOLAHDOUZAN, M. The neuroprotective effects of caffeine in neurodegenerative diseases. CNS Neurosci Ther. 2017 Apr;23(4):272-290.
CALDERÓN-OSPINA, C. A., Nava-Mesa, M. O. B Vitamins in the nervous system: Current knowledge of the biochemical modes of action and synergies of thiamine, pyridoxine, and cobalamin. CNS Neurosci Ther. 2020;26:5–13.
PASMAM, W. et al. Effect of Caffeine on Attention and Alertness Measured in a Home-Setting, Using Web-Based Cognition Tests. JMIR Res Protoc. 2017 Sep; 6(9): e169.
ZEISEL, S. Choline: needed for normal development of memory. J Am Coll Nutr. 2000 Oct;19(5 Suppl):528S-531S.