Como Overclock auxilia na performance cognitiva?

Como Overclock auxilia na performance cognitiva?

Como uma bebida feita para os gamers, é importante que a Overclock traga benefícios na hora da gameplay, atuando no tempo de reação, redução da fadiga, melhorando o foco e, de maneira geral, aumentando a performance nos jogos. Para que isso ocorra, a seleção de nutrientes e compostos do produto foi feita de maneira muito cautelosa pela nossa equipe científica, a fim de maximizar os efeitos positivos promovidos pela bebida. 


Nosso blog sempre teve a preocupação de informar aos leitores sobre o que exatamente nossa bebida faz - e especialmente como ela faz- explicando as funções biológicas dos nossos principais nutrientes e compostos, além de citar como isso ajuda você na hora da ranked. Com isso, nos esforçamos em aproximar vocês  ao mundo acadêmico dos papers e pesquisas, muitas vezes pouco acessível devido à complexidade dos textos e à necessidade de conhecimento prévio sobre biologia e outras áreas da ciência. 


Já falamos muitas vezes sobre a colina (https://bebaoverclock.com.br/blogs/novidades/mas-afinal-o-que-a-ciencia-diz-sobre-a-colina) e as diversas vitaminas que compõem a nossa fórmula, mas nesse texto gostaríamos de mostrar como o nosso produto auxilia diretamente o cérebro do jogador. Esperamos que, após ler esse texto, você entenda melhor como a Overclock te ajuda na performance, além dos mecanismos que fazem essa melhora ser possível. 


É importante notar que, como a nossa bebida tem foco em performance, diversos dos compostos na fórmula da Overclock tem como objetivo auxiliar nas funções cerebrais, tornando o produto também uma ótima opção para atividades fora do mundo dos games. Nos estudos, por exemplo, em que o foco para assistir aulas ou passar longos períodos com a cara nos livros é necessário, a Overclock pode auxiliar. 


As vitaminas 


Overclock apresenta na sua composição diversas vitaminas do complexo B, dentre elas a B12 (cobalamina), B1 (tiamina) e B9 (ácido fólico), associadas diretamente à funções e proteção do sistema nervoso central (SNC). Esse sistema, de maneira simplificada, é a rede de comunicação de todo o organismo, sendo responsável pelo controle das ações (tanto voluntárias quanto involuntárias) do nosso corpo.


Em jogos que exigem dos seus players reflexos rápidos, além da tomada de decisões de maneira precisa e instantânea, a funcionalidade do SNC é de extrema importância, uma vez que todos os processos de decisão e processamento de informações passam diretamente pelo sistema. 


Podemos exemplificar com um simples tiro de AWP no CS:GO, onde os nossos olhos, que captam a luz do monitor (ou o player adversário) e transmitem a imagem para o nosso cérebro através dos cones e bastonetes, células especializadas pertencentes ao sistema em questão. Com a imagem no cérebro, o mesmo é responsável pela transmissão de sinais nervosos até nossas mãos, através da sinalização dos neurônios motores para os nervos, que reagem de acordo para movimentar a nossa mira e acertar aquele flick


Todos os movimentos e reações que temos durante esses jogos possuem uma complicada e extensa maneira de se manifestarem no nosso corpo, mediadas pelo SNC, e as vitaminas citadas anteriormente (B1, B9 e B12) mantém a integridade das células presentes no sistema, promovendo o bom funcionamento das ações reativas e, consequentemente, melhorando dos reflexos do jogador.


Além dos benefícios citados, a vitamina B9 é de extrema importância em outros aspectos da nossa saúde, como reduzir o risco do Alzheimer, controle de hipertensão e até mesmo reduzir a perda das funções auditivas em idosos. Por outro lado, a vitamina B12 participa na formação das células vermelhas no sangue, e uma deficiência desse nutriente pode provocar anemias severas.


Dentre as demais vitaminas do complexo B presentes na fórmula da Overclock, podemos destacar também a piridoxina, ou vitamina B6, que tem papel na síntese (produção) de neurotransmissores. Esses compostos químicos são, na verdade, produzidos no trato gastrointestinal e pelos neurônios e possuem função de “mensageiros”, uma vez que os próprios compostos são a maneira do cérebro sinalizar uma mensagem, estabelecendo a conexão interna entre neurônios e outras células.


A colina


O carro chefe do nosso produto também é uma vitamina do complexo B (B8), apresentando função parecida com a vitamina B6, a síntese de neurotransmissores. O transmissor produzido porém, é a Acetilcolina,  que auxilia os neurônios responsáveis pela formação de lembranças, tornando-se extremamente importante para a memória de curto e longo prazo, além de ser imprescindível para o processo de aprendizagem, altamente relacionado com a capacidade do cérebro de retenção de memórias.


Os neurotransmissores, já citados anteriormente, são produzidos no trato gastrointestinal e neurônios e fazem parte do sinal que é transmitido dentre as células cerebrais- a sinapse. Essa sinalização consiste basicamente na liberação desses transmissores quando uma região específica da célula cerebral (terminal pré-sináptico) recebe estímulos elétricos, a célula então, excitada eletricamente, libera para fora do seu corpo celular um ou mais tipos neurotransmissores, que são acolhidos pelos receptores dos neurônios vizinhos. Com esse processo ocorrendo de forma contínua e rápida, as mensagens do SNE atravessam todo o cérebro para a região desejada, que vai se comunicar com o corpo através de nervos e outras células, vide a importância da boa funcionalidade desses “comunicadores” celulares.


A cafeína


Apenas recentemente, os efeitos da cafeína na performance de e-atletas vem sido estudados, porém a ação do composto já foi amplamente discutida na ciência atual, e já é utilizada por atletas de alta performance há décadas. Como citado no nosso texto sobre cafeína:

“Seus efeitos estimulantes são resultado da ação da substância em receptores de adenosina que, bloqueados pela cafeína, não reduzem a liberação de neurotransmissores. Isso permite o aumento dos efeitos, principalmente da adrenalina e noradrenalina em nosso organismo, promovendo melhora no estado de alerta, foco e concentração, além dos efeitos neuroestimulantes, neuroprotetores e redução no tempo de reação.” 


É importante ressaltar que a cafeína também tem seus efeitos negativos, como insônia e ansiedade, quando consumida em altas quantidades, por isso é necessário cautela com o composto, apesar dos seus efeitos positivos na performance durante os jogos e estudos.


Texto feito com a consulta de José Henrique Bomfim

Farmaceutico, Ph.D e consultor científico da Overlock

Por Rodrigo Melo Angelelli

RELATED ARTICLES

Deixe um comentário