OVERCLOCK E O ESTUDO – COMO OS ATIVOS DE OVERCLOCK PODEM MELHORAR O DESEMPENHO DE ESTUDANTES?

OVERCLOCK E O ESTUDO – COMO OS ATIVOS DE OVERCLOCK PODEM MELHORAR O DESEMPENHO DE ESTUDANTES?

Por José Henrique Bomfim, Ph.D.*


Existe uma relação muito estreita entre estudar, nas suas mais diversas fases, e a busca por compostos que possam trazer melhora no desempenho cognitivo, foco, atenção e memória. O objetivo principal do uso destes compostos sempre foi o de facilitar o aprendizado dos conteúdos estudados, e este efeito está diretamente relacionado com o desenvolvimento da memória e a amplitude do estado de atenção.

É exatamente para este fim que estudantes, no geral, acabam utilizando medicamentos de indicação direta para transtornos neurológicos, como déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Estes medicamentos são, em sua maioria, derivados anfetamínicos que, além de trazerem riscos elevados para a saúde dos estudantes, como efeitos colaterais (inquietação, irritabilidade, insônia, transtornos cardiovasculares), acabam por gerar dependência física e psíquica nos usuários. Isso sem contar que não há nenhuma evidência de que seu uso possa realmente melhorar o desempenho cognitivo de quem não possui diagnóstico estabelecido para TDAH.


QUAL É A ALTERNATIVA?

Mas quais, então, seriam os compostos que poderiam auxiliar nesta atividade, melhorando o desempenho cognitivo, sem os riscos de danos causados pelos medicamentos? Existe um tipo de energético saudável?

As principais estratégias devem estar associadas a melhorar a qualidade do sono dos estudantes, melhorar a ingestão de neuro nutrientes (nutrientes que promovem proteção e melhora nas funções cerebrais) e aprimorar o desenvolvimento da memória e aprendizagem.

Neste contexto, temos de pensar na formação da memória, que tem relação direta com o neurotransmissor acetilcolina (ACh). A acetilcolina é sintetizada nos neurônios pela enzima colina acetiltransferase a partir da colina e do acetil-Co-enzima A. Seu papel no aprendizado e na memória já é bem evidenciado pela ciência, tendo em vista que a redução em sua síntese através do envelhecimento, e também por algumas doenças, faz com que ocorra redução significativa na capacidade cognitiva, a ponto do desenvolvimento de transtornos como a demência e o Alzheimer.

 

SOMENTE A COLINA É O NUTRIENTE NECESSÁRIO PARA APRIMORAR A MEMÓRIA E O APRENDIZADO?

Não. As vitaminas do complexo B também possuem papel fundamental na síntese, modulação e manutenção dos efeitos da acetilcolina.

A tiamina (vitamina B1), atua como neuromodulador colinérgico, ou seja, promove aumento de sua liberação e regula seus efeitos neurológicos. As vitaminas B9 (metilfolato) e B12 (metilcobalamina) são fundamentais para a síntese de células neuronais, preservação da memória e manutenção dos efeitos da acetilcolina durante o envelhecimento. Sua carência está diretamente associada a um declínio na memória e ao desenvolvimento de demência precoce. Além disso, a B12 está diretamente associada ao transporte de nutrientes e oxigênio ao sistema nervoso central e organismo, fundamental para o metabolismo cerebral.

As demais vitaminas do complexo B (B3, B5, B6 e biotina) atuam no metabolismo energético, necessário para a fosforilação das proteínas celulares e funcionamento cerebral, e na defesa contra o estresse oxidativo, como a barreira protetora antioxidante, além dos efeitos ligados à regulação de genes de síntese de neurotransmissores. Estes efeitos neuroprotetores são fundamentais para a preservação e manutenção das funções cerebrais.

Além disso, a cafeína é um dos neuroestimulantes mais importantes para auxiliar nas atividades relacionadas ao aprendizado. Seus efeitos adrenérgicos, nas doses recomendadas, promovem melhora substancial na atenção, permitindo maior concentração e foco direcionado aos estudos.   

 

Podemos, então, concluir que os efeitos somados dos compostos presentes em Overclock podem trazer benefícios significativos em relação à performance e ao desempenho frente aos estudos, com a segurança das concentrações adequadas de cada um deles e sem efeitos ligados à insônia e comportamento, muito comuns com o uso indiscriminado de substâncias medicamentosas.

Por isso, Overclock é indicado para todos aqueles que estejam precisando gabaritar uma prova, mandar bem nos vestibulares ou mesmo estudar para aquele concurso concorrido! Nosso nootrópico em pó, além de ser uma bebida para melhorar a cognição a longo prazo, é um confiável suplemento de performance cognitiva. Basta utilizá-lo conforme as doses recomendadas e, se tiver dúvidas sobre contraindicações, consultar um médico ou nutricionista!

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALTOMARE, R. et al. Feeding the brain: the importance of nutrients for brain functions and health. Progress in Nutrition, 19(3):243-247. 2017

AMENTA, F and Taiebati, K. Pathways of acetylcholine synthesis, transport and release as targets for treatment of adult-onset cognitive dysfunction. Curr Med Chem. 2008;15(5):488-9

KENNEDY, D. B Vitamins and the Brain: Mechanisms, Dose and Efficacy—A Review. Nutrients. 2016 Feb; 8(2): 68. 

MUACEVIC, A and Adler, J. Low Vitamin B12 Levels: An Underestimated Cause Of Minimal Cognitive Impairment And Dementia. Cureus. 2020 Feb; 12(2).

PASMAM, W. et al. Effect of Caffeine on Attention and Alertness Measured in a Home-Setting, Using Web-Based Cognition Tests. JMIR Res Protoc. 2017 Sep; 6(9): e169

ZEISEL, S. Choline: needed for normal development of memory. J Am Coll Nutr. 2000 Oct;19(5 Suppl):528S-531S

 

*José Henrique Bomfim é Farmacêutico Bioquímico, mestre em toxicologia, doutor em farmacologia clínica e consultor científico da Overclock

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